Qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf. Sistema Reprodutor Feminino: o que é, função, órgãos e doenças 2019-07-29

Qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf Rating: 4,6/10 682 reviews

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Útero É um órgão oco, em forma de pêra, localizado na pelve, entre a e o e apresentando sua luz contínua com a luz das tubas e da vagina. A parte intermediária do canal é composta pelo istmo e pela ampola; a parede dos ovidutos é composta por três camadas: mucosa, muscular e serosa. A ocorre pela durante a. A parte distal mais distante do corpo do pênis chama-se glande e a pele que reveste este órgão é conhecida como prepúcio. · Vesículas seminais: são em número de duas, situadas na parte póstero-inferior da bexiga; possuem formato sacciforme e inferiormente sua extremidade torna-se estreita e reta para formar o ducto da vesícula seminal. Além disso, na espécie humana a reprodução também traz prazer e é uma forma de dar e receber carinho, a relação sexual é uma das expressões mais íntimas que pode haver no relacionamento entre duas pessoas.

Next

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

A uretra, então, se enche de líquido contendo milhões de espermatozóides. Possuem um formato achatado como pequenas amêndoas e sua superfície branca vai ganhando cicatrizes para cada óvulo liberado através da menstruação. As mulheres apresentam dois ovários. Este orifício em uma mulher virgem é coberto parcialmente por uma membrana, o hímen. Essas substâncias formam o sêmen ou esperma uma massa líquida composta por espermatozoides — apenas 10% - secreções das glândulas e da próstata. Além de atuar como via condutora de gametas também armazena espermatozóides até o momento da ejaculação.

Next

Sistema Reprodutor

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

A vagina localiza-se no exterior da , que também inclui os , e. Seu trajeto passa pelo interior da próstata. Os órgãos externos formam a chamada vulva e são constituídos por lábios maiores, lábios menores e clítoris. Glândulas anexas As glândulas anexas do sistema reprodutor feminino são as glândulas de Bartholin, que ao receber estímulos sexuais, produzem um líquido lubrificante na vagina que facilita a entrada do pênis no momento do ato sexual. Os principais órgãos reprodutivos do sexo masculino podem ser agrupados em três categorias. Além disso, o sistema reprodutor da mulher é diferente do sistema reprodutivo do homem.

Next

Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

O produto de secreção da glândula é amarelado, ligeiramente alcalino, viscoso e rico em frutose. Os testículos são envoltos pela bolsa escrotal, que mantém constante a temperatura adequada no meio. Quando o pênis está ereto, bloqueia a passagem de urina da uretra, dando passagem a sêmen para a ejaculação. Quando começa a ejaculação ocorre a liberação da secreção da próstata, seguidas da liberação dos espermatozóides e da secreção da vesícula seminal. Trompas de Falópio Através das trompas de falópio, também conhecidas como tubas uterinas, o óvulo é coletado da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário ovulação , e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero.

Next

Sistema Reprodutor Feminino

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Ainda, é através dela que os nutrientes e o oxigênio presentes no sangue materno chegam até o feto e produtos excretados pelo feto são eliminados. Esses gametas são produzidos mais precisamente em túbulos enrolados, denominados de túbulos seminíferos. Os órgãos internos são: ovários, tuba uterina, útero e vagina. A gametogênese denomina-se ovogênese, os gametas em desenvolvimento são os ovócitos e o gameta feminino maduro denomina-se óvulo. Útero: É um órgão oco que possui formato de pêra invertida e se situa entre a bexiga urinaria e o reto.

Next

Sistema Genital Masculino: partes e funções

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Essa secreção destaca-se pela presença de frutose que garante energia para os espermatozoides. Os hormônios secretados pelos ovários funcionam na regulação da maturação dos ovócitos como também no desenvolvimento e maturação dos órgãos genitais, dos caracteres sexuais secundários e das glândulas mamárias. O aparelho reprodutor, sistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de dentro de um que trabalha em conjunto com a finalidade de. Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo Após a ovulação, as células foliculares e as da teca interna, que permanecem no ovário, dão origem ao corpo lúteo ou corpo amarelo, que é uma glândula endócrina temporária. Esse formato facilita o encaixe do bebê de cabeça para baixo, e o posiciona na saída exata do útero. A temperatura corporal é em torno de 37o C. Ele é utilizado para transportar e armazenar os espermatozoides produzidos por estes órgãos.

Next

Sistema reprodutor

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Ação de contração da túnica dartos que promove o enrugamento e espessamento da pele do escroto. O pênis, portanto, possui duas porções: uma porção fixa, denominada raiz, que é constituída pelo ramo e bulbo do pênis; e uma porção livre, recoberta pelo prepúcio e denominada corpo do pênis, formada pelos corpos cavernosos e esponjosos, responsáveis pela ereção. Sua funcionalidade principal é agir como uma regulador de temperatura para os testículos. Externamente, a genitália feminina ainda é composta por clitóris, pequenos e grandes lábios. O sangue expelido durante a menstruação é venoso, o sangue arterial passa para os vasos venosos, os quais se rompem.

Next

Aparelho reprodutor

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Ela torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios nem em seu desempenho sexual. Para que isso ocorra, é necessária a existência do saco escrotal, que afasta os testículos do corpo quente, reduzindo sua temperatura. As trompas de Falópio ou tubas uterinas são as responsáveis pelo transporte dos óvulos. O epidídimo é um dos ductos genitais, composto por um único tubo, longo e enovelado, o qual é localizado entre os ductos eferentes, os quais são responsáveis por drenar a rede testicular, e os ductos deferentes, os quais desembocam na uretra prostática. É nos ovários também que são produzidos os estrogênio e progesterona.

Next

Sistema Reprodutor

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Depois de nove meses se produzirá o nascimento do novo ser humano. Isso significa que pela uretra saem o sêmen e a urina. Cada um deles é uma célula complexa, rica em material genético. Algumas literaturas incluem as mamas no sistema reprodutor feminino, já que será a partir delas que o rebento obterá sua primeira fonte de alimentação. O sistema reprodutivo feminino humano contém três partes principais: a , que atua como o receptáculo de esperma do macho, o , que abriga o desenvolvimento do feto, e os , que produzem os óvulos da fêmea. Essas gônadas são então conectadas por a uma abertura para o exterior do corpo, geralmente a cloaca, mas às vezes para um único poro, como uma vagina ou.

Next

Sistema reprodutor

qual a funcao do sistema reprodutor masculino e feminino pdf

Como falado anteriormente, são essenciais para o desenvolvimento do recém nascido. Duas das três massas de tecido muscular, posicionadas dorsalmente são chamadas de corpos cavernosos do pênis, já a outra, localizada ventralmente, chama-se corpo cavernoso da uretra. A vulva é a parte do sistema reprodutor que trabalha para proteger o canal vaginal e colaborar na copulação. Dentre as principais características sexuais secundárias incluem-se: tamanho maior, estatura muscular maior, tom mais grave da voz, pelos no corpo e face, ombros largos e mais desenvolvido. Suas dimensões vão variar de acordo com as condições fisiológicas e a idade da mulher. É no útero que o embrião se fixará e passará seus nove meses de desenvolvimento.

Next